top of page
Sacos Plásticos
Fabricamos sacos plásticos em PP, PE, Bopp, PET, sacos laminados, sacos stand up pouch com zip, em diversos formatos e medidas. Além de impressão flexográfica de até 8 cores com clicheria digital.
Produzimos diversos modelos de sacos plásticos, desenvolvemos e fabricamos de acordo com a necessidade de cada um dos nossos clientes.
O que são os Sacos Plásticos ou sacolas plásticas?
Os sacos plásticos são um modelo versátil de embalagem plástica, sendo utilizado desde os anos 60 para acondicionar diversos tipos de produtos, sendo amplamente utilizados como embalagem primária e secundária.
As embalagens de sacos plásticos servem para proteção, acondicionamento, transporte e conservação dos mais variados tipos de produtos, dos quais podemos citar: alimentos, roupas, produtos farmacêuticos e químicos, peças de plástico e de borracha, utensílios domésticos entre outros.
O Brasil transforma milhares de toneladas de embalagens em formato de sacos plásticos todos os dias. Devido ao apelo por preservação do meio ambiente, quase na mesma proporção, são reciclados diariamente milhares de toneladas de sacos plásticos, convertidos nos mais diversos modelos de embalagens e em sacos plásticos reciclados também.
Aliás, o apelo ambiental esteve presente desde a criação dos sacos plásticos em 1960, quando se dizia desmatar demais arvores em geral para se obter a celulose e a transformar em embalagens. Hoje a indústria parece fazer o caminho inverso no quesito de preservação ambiental, ao querer eliminar as embalagens plásticas e dar vez novamente as embalagens de papel. Veja abaixo os modelos variados de sacos plásticos produzidos pela AsterPlas.
-
Saco Fronha
-
Saco Zip
-
Saco Bolha
-
Saco Adesivado
-
Saco Valvulado
-
Saco à Vácuo
-
Saco de Lixo
-
Saco Hamper
-
Saco Infectante
-
Saco Hospitalar
-
Saco para Auto Clave
-
Saco Ombreira
-
Saco Capa
-
Saco Sanfonado
-
Saco com Ilhós
-
Saco Laminado
-
Saco Stand up Pouch
-
Sacola Plástica
-
Saquinho plástico
-
Sachê plástico ou sachê pouch
A aplicação e utilização dos sacos plásticos para embalagem, continua ampla e empregada na indústria em geral. Todo fabricante de saco plástico, tem em mente que a responsabilidade ambiental deve andar junto e a sustentabilidade é o caminho para um mundo cada vez melhor.
Através da reciclagem de sacos plásticos, obtemos diversos subprodutos ou ainda a propagação do uso dos sacos plásticos reciclados, como é o caso do famoso saco canela.
Muitas fábricas usam sacos plásticos para embalar e proteger os seus produtos, assim, algumas delas, fazem o uso de sacos plásticos reciclados e sacos ecologicamente corretos.
Sacos para embalar alimentos não pode ser feito de materia prima reutilizada, porém após o descarte, os sacos são convertidos em nova matéria prima, dando origem a novas embalagens ou outros produtos.
Sacos Plásticos Personalizados
Sacos plásticos personalizados com impressão em flexografia de até 8 cores e a melhor qualidade do mercado de embalagens plásticas personalizadas. Impressão de imagens com alta definição, proporcionando detalhes nítidos das imagens impressas, agregando valor e fazendo do seu produto algo singular frente a concorrência.
Trabalhamos somente com clichês gravados com fotopolímeros de alta qualidade, gerando pontos e encaixes perfeitos, facilitando o registro e acerto de impressão no momento do setup. Usamos clichês de 1.14 de espessura e também de 2.8 de espessura. Pois cada embalagem personalizada requer um tipo de equipamento para ser impresso. Isso proporciona o melhor resultado que podemos obter garantindo a qualidade e a excelência nos trabalhos realizados.
Trabalhamos com a impressão de fotos, cromias, retículas e traço com a mais alta definição e garantia de uma impressão perfeita. Satisfazendo e superando a expectativa dos nossos clientes.
Do que é feito o saco plástico?
Os plásticos em geral, filmes, bobinas, sacos e peças plásticas são obtidos através do refino de petróleo. Na refinaria se obtém a nafta de petróleo que dá origem aos polímeros, que são as matérias primas utilizadas na fabricação de diversos tipos de materiais plásticos, inclusive sacos plásticos, sacolas e embalagens plásticas de diversos formatos.
Como é feito o saco plástico?
A fabricação do saco plástico se dá por alguns processos de industrialização. Primeiro é feita a extrusão do filme plástico, em formato plano ou de balão. A resina termoplástica que é o polímero, passa pela extrusa a uma determinada temperatura, ao derreter o polímero, se obtém o filme, que são enrolados em grandes bobinas plásticas. Após esse processo, as bobinas plásticas são direcionadas a linha de corte, onde através das máquinas de corte e solda, são submetidos a regulagem do tamanho. A máquina puxa o filme plástico por etapa e uma espécie de lamina, faz a selagem e o corte desse filme plástico na medida programada, originando o que conhecemos como saco plástico.
Alguns estados do Brasil chamam esse tipo de embalagem de sacola plástica, outros ainda tratam essa embalagem no diminutivo como saquinho plástico ou até mesmo de sachê.
Quais os tipos de sacos plásticos devo utilizar?
Cada produto tem sua especificidade. Pensar que todo o tipo de saco plástico é a mesma coisa é um engano, pois são os diversos os tipos de sacos plásticos utilizados como embalagem.
Há sacos plásticos próprios para líquidos, outros sacos para congelamento, outros sacos para alimentos, sacos plásticos para produtos químicos e assim por diante.
Saber qual o tipo de saco plástico correto ou ideal a ser utilizar em um produto, requer um conhecimento técnico e consultoria de um fornecedor de embalagens plásticas especializado.
O que são sacos plásticos biodegradáveis?
Os sacos plásticos biodegradáveis são obtidos através da evolução das matérias primas, ao qual se obtém os polímeros plásticos. Há atualmente diversos produtos orgânicos como a cana de açúcar, o milho e outros que são empregados numa solução mais ecológica e sustentável para a fabricação e utilização dos sacos plásticos como embalagens politicamente corretas.
Há também o que chamamos de aditivos oxi biodegradáveis, que são compostos utilizados na fabricação do plástico convencional, afim de proporcionar degradação acelerada do plástico em contato com o meio ambiente, de forma que o plástico não leve séculos na natureza, prejudicando o meio ambiente.
Quanto tempo o saco plástico demora para se decompor na natureza?
Em média, os derivados de petróleo como é o caso das resinas termoplásticas, responsáveis pela fabricação de embalagens plásticas, incluindos sacos plásticos e sacolas plásticas para embalagem, em média levam cerca de 400 anos para se decomporem na natureza.
Qual temperatura o saco plástico suporta?
No geral os sacos de polietilenos e sacos de polipropileno tem um ponto de fusão em cerca de 120º graus celsius a 160, ou grausseja, se um produto com temperatura superior a essa for colocado em um desses sacos plásticos, o mesmo não resistirá e ocorrerá o derretimento da embalagem plástica. O saco de polipropileno tende a ser mais resistente com o ponto de fusão em média a 160º graus, já os sacos de PE ou polietileno é de 115 a 120º graus.
Quais aditivos podem ser aplicados na fabricação do saco plástico?
Diversos aditivos podem ser adicionados aos sacos e bobinas plásticas no momento de sua fabricação. Isso tende a melhorar a performance das embalagens plásticas flexíveis, como resistência, brilho ou opacidade, encolhimento entre outros. Conheça alguns dos aditivos mais comuns usados nos sacos plásticos e nas embalagens plásticas flexíveis em geral:
-
Aditivo anti chama - usado para conter propagação de incendio no plástico quando o mesmo for submetido a um ambiente com fogo.
-
Aditivo anti fog - usado para evitar a formação de particulas de água no saco plástico, como é o caso de verduras, frutas e legumes em geral.
-
Aditivo anti derrapante - tem a função de evitar o escorregamento fácil, quando a idéia é formar uma pilha de sacos plásticos, que acondiciona diversos produtos, como arga massas por exemplo.
-
Aditivo deslizante - muito usado para facilitar a abertura de saquinhos plásticos pequenos, que tendem a ficar bloqueados em baixas espessuras, dificultando o manuseio.
-
Aditivo anti estático - usado para a fabricação de sacos plásticos anti estáticos, ao qual é usado para a embalagem de equipamento eletrônicos, evitando a queima e dano de circuitos eletrônicos.
Que tipo de produto posso embalar com saco plástico?
Como é feita a impressão do saco plástico?
Quantas cores posso imprimir no saco plástico?
Qual a maior medida e a menor medida de saco plástico?
Por que os sacos plásticos são utilizados como embalagem?
Todos os sacos plásticos podem ser reciclados?
Do que é feito o saco de lixo?
No geral os sacos de lixo em sua maioria são produzidos pela nossa fábrica através da reciclagem de outras embalagens plásticas de polietileno de baixa densidade. Esses sacos plásticos de embalagens que são descartados, no geral, são coletados por catadores e submetidos a reciclagem, gerando uma nova resina plástica, que por sua vez é utilizada na fabricação de novos sacos plásticos. Por se tratar de uma embalagem plástica que foi submetida a alguma sujidade ou contaminação, os sacos plásticos obtidos desse resultado, são utilizados para acondicionamento de lixo.
Lógico que matéria prima virgem pode ser utilizada para a confecção de sacos de lixo, mas isso só é feito em processos em que se requer altíssima resistência e ou transparência. Também é utilizado masterbach e aditivos provenientes de matéria prima virgem, deslizantes, entre outros.
Posso cozinhar alimento dentro do saco plástico?
Não, os sacos plásticos não são recomendados para cozimento de alimentos, pois seu ponto de fusão vai além das temperaturas atingidas no cozimento dos alimentos. Para isso há sacos plásticos para cozimento de alimentos, que são específicos e exclusivos para o banho maria, chamados de sacos souz vide.
Outros tipos de sacos podem ser utilizados para assados em geral, no entanto vale lembrar que os sacos que são utilizados em forno, não são saco plástico, mas sim, sacos de celofane, que tem sua matéria prima originada na celulose, portanto não são sacos plásticos como o conhecemos.
Saco plástico e sacola plástica é a mesma coisa?
Se tratando de embalagem e sua função, podemos considerar que sim, sacos plásticos e sacolas plásticas, podem ser considerados a mesma coisa.
Em sua formatação, há algumas diferenças entre sacos e sacolas plásticas. Isso também varia de acordo com a regionalização e como a população de cada parte do nosso país vê esse tipo de embalagem. No estado do Rio de Janeiro e no estado do Espírito Santo, são todos tratados como sacolas plásticas, o que vai mudar, são a maneira como são formatados e como são utilizados esse modelo de embalagem plástica.
Já nos estados do sudeste, sul e outras regiões do Brasil, como São Paulo, Minas Gerais, Paraná, são denominados de sacos plásticos, aqueles que não tem formato com alças, que aí são discriminados como sacolas plásticas, toda embalagem com alça, ao qual vemos em lojas e supermercados para carregar variados tipos de compras. Os modelos sem alça são tratados todos como sacos, e sendo produzidos com algum tipo de resina, são denominados sacos plásticos. Se houver detalhes nos sacos, se complementa a descrição com o referido formato ou acessório, por exemplo (sacos ziploc, sacos adesivados, sacos metalizados, sacos de lixo, saco para resíduo tóxico e assim por diante).
Sacos, Sacolas, Embalagens Plásticas
Sacos Laminados
Sacos laminados em bopp, pet, pe, coex, nylon poli, pe, pp, EVOH, EVA e outros. Ideal para conservar o seu produto.
Sacos para Alimentos
Sacos para alimentos congelados. Alimentos em grãos, pó e in natura. Confiança e durabilidade na sua embalagem. Sacos atóxicos e esterilizáveis.
Saco para Café
Sacos laminados e embalagens para café lisos ou personalizados. Stand Up, Almofada e Sanfonados. Sacos que mantém o sabor e frescor do seu café.
Conheça nossa Linha de Embalagens Plásticas Flexíveis
-
Saco Infectante
bottom of page